RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE NO ENSINO E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA VISÃO DOS ESTUDANTES: UMA REVISÃO

Authors

  • Camila Harmuch Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Marília Daniella Machado Araújo Cavalcante Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Daniela Viganó Zanoti-Jeronymo Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ938

Keywords:

Enfermeiros, Espiritualidade, Estudante, Saúde Mental

Abstract

O presente estudo teve por objetivo analisar a produção científica nacional sobre a percepção dos estudantes acerca da religião e espiritualidade no ensino e assistência de Enfermagem. O levantamento bibliográfico ocorreu no período de junho a julho de 2017, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando a base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library online (SCIELO). Foram selecionados 4 artigos, os quais fizeram parte da revisão. Foi possível verificar que o cuidado espiritual e religioso proporciona ao enfermeiro realizar um cuidado humanizado e promover a qualidade de vida ao paciente. Evidenciou-se que os acadêmicos de enfermagem veem a importância deste cuidado e necessitam de uma abordagem mais ampla dessa temática na formação acadêmica. Concluiu-se que o cuidado na dimensão espiritual e religiosa é uma abordagem sem custo e que necessita de maior visibilidade na prática profissional dos profissionais de saúde.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Harmuch, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

 

Marília Daniella Machado Araújo Cavalcante, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO.

Daniela Viganó Zanoti-Jeronymo, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP/USP. Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO.

 

Published

17-03-2019

How to Cite

Harmuch, C., Cavalcante, M. D. M. A., & Zanoti-Jeronymo, D. V. (2019). RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE NO ENSINO E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA VISÃO DOS ESTUDANTES: UMA REVISÃO. Revista Uningá, 56(S2), 243–254. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ938