PERFIL FITOQUÍMICO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO ETANÓLICO E DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE Cymbopogon citratus

Resumo

O Cymbopogon citratus é uma hortaliça bastante conhecida e utilizada, pertence à família Paeceae, originada na Ásia e em alguns países tropicais, popularmente conhecida como Capim-santo é eficaz contra várias patologias como: asma, insônia, cólicas e ansiedade. O presente estudo teve como objetivo determinar o perfil fitoquímico do extrato etanólico e óleo essencial das folhas de Cymbopogon citratus, assim como a atividade antibacteriana e modulatória frente as bactérias Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa padrões e multirresistentes. Para a análise da atividade antibacteriana foi realizado o teste de microdiluição em caldo para determinação da concentração inibitória mínima (CIM), e a modificação da atividade dos aminoglicosídeos gentamicina e amicacina. Na prospecção fitoquímica foi observado a presença de compostos fenólicos no extrato como taninos e fenóis, além de apresentar alguns flavonoides. Os resultados obtidos da CIM em todas as bactérias testadas foi ≥1024 µg/mL, tanto para o extrato quanto para o óleo essencial. Na atividade combinada, houve antagonismo tanto para o extrato etanólico, quanto para o óleo essencial, frente as bactérias multirresistentes S. aureus 358 e P. aeruginosa 03. Entretanto, tem-se a importância de terem novos estudos sobre os produtos naturais utilizados pela população frente aos antimicrobianos testados, pois outros podem apresentar os mesmos efeitos como este, em que, reduz o efeito do antibiótico e assim podendo dificultar o tratamento de diversas doenças.
Publicado
2021-08-19
Como Citar
DOS SANTOS, Damires Inácio et al. PERFIL FITOQUÍMICO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO ETANÓLICO E DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE Cymbopogon citratus. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 58, p. eUJ3406, ago. 2021. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/3406>. Acesso em: 28 set. 2021.
Seção
Artigos