A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

  • Janiele Cristina Fonseca de Miranda Piedade Centro Universitário Ingá - Uningá
  • Caroline Andrea Pottker

Resumo

Resumo: Este artigo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Psicologia do Centro Universitário Ingá e tem como objetivo apresentar a importância da educação psicomotora para o desenvolvimento psicomotor da criança com síndrome de down. Para tanto, foram realizadas pesquisas em bancos de dados e indexadores, de artigos a partir de 2005, sobre o tema em questão, selecionando os artigos referentes à área da Psicologia e Educação. A Síndrome de Down é uma deficiência intelectual, que acarreta dificuldades no desenvolvimento da linguagem, da psicomotricidade e do desenvolvimento social e cognitivo. Quanto a psicomotricidade, a criança com Síndrome de Down tem dificuldade de organização espaço temporal, equilíbrio, coordenação motora fina e coordenação dinâmica global. Diante disto, é importante a realização da educação psicomotora, que pode propiciar o desenvolvimento das capacidades básicas, sensoriais, perceptivas e motoras, favorecendo a uma organização mais adequada ao desenvolvimento da aprendizagem. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Constatamos que a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão interligados e estes, relacionados à evolução da criança com SD.

Publicado
2018-06-27
Como Citar
MIRANDA PIEDADE, Janiele Cristina Fonseca de; POTTKER, Caroline Andrea. A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 55, n. 2, p. 129-140, jun. 2018. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/34>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Seção
Artigos