AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS ASSISTIDOS PELAS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DA ASCES/UNITA

Centro Universitário Tabosa de Almeida

Resumo

Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) são morbidades capazes de comprometer a qualidade de vida dos indivíduos, além disso, há evidências na literatura da relação bidirecional entre HAS e DM com a saúde bucal, como o alto CPO-D (Dente Cariado, Perdido ou Obturado) e a doença periodontal, que é comum em pacientes diabéticos por influência da baixa imunidade. Este estudo objetivou avaliar o perfil dos hipertensos e diabéticos assistidos pelas clínicas Odontológicas do Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA, através de um estudo observacional, de campo, exploratório e transversal, em pacientes atendidos no primeiro semestre de 2018, que se deu por coleta de dados da saúde geral do paciente, aferição de dados antropométricos, pressão arterial e glicose, avaliação de CPO-D (Dentes Cariados, Perdidos ou Obturados) e RPS (Registro Periodontal Simplificado). O estudo demonstrou um perfil de paciente diabéticos e hipertensos semelhante a outros estudos, relacionando a perda de elementos dentários e o diabetes e/ou hipertensão e a idade avançada. A amostra apresentou vários fatores de risco para o agravamento da situação clínica, como o alto IMC (Índice de Massa Corpórea), classificando-a com sobrepeso ou obesidade, além disso, foi evidenciado alto CPO-D, destacando a necessidade de uma abordagem multidisciplinar com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes assistidos. Observa-se uma relação entre a perda de elementos dentários, o diabetes e/ou hipertensão e a idade avançada, devido a deficiência imunitária, falta de acompanhamento médico e instruções de higiene e prevenção de doenças, necessitando, ainda, ampliar o acesso aos serviços de saúde a essa população.
Publicado
2020-10-06
Como Citar
COSTA, Maurício da Rocha et al. AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS ASSISTIDOS PELAS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DA ASCES/UNITA. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 57, n. 3, p. 29-38, out. 2020. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/3338>. Acesso em: 21 out. 2020.
Seção
Artigos