ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ISQUÊMICO REINCIDENTE EM PACIENTE SEM RISCO EPIDEMIOLÓGICO

Authors

  • Ludilaine Bronzati centro universitário ingá
  • Marcelo Aguilar Puzzi centro universitário ingá
  • Elisângela Aparecida da Silva Meurer Centro Universitário Inga
  • Lucia Jeorgea dos Santos Coelho
  • Aline da Costa Lourenço centro universitário ingá
  • Ana Paula Otaviani Nilo Centro Universitário Inga

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ3160

Keywords:

ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ISQUÊMICO, ORIGEM CRIPTOGÊNICA

Abstract

Introdução: Aproximadamente 30% dos Acidentes Vasculares Encefálicos isquêmicos (AVEi) são de origem criptogênica, ou seja, não são encontrados fatores de risco para tal acometimento. Diante desses casos, é oportuno solicitar exames de rastreio para coagulopatias. Nesse ínterim, um dos fatores que pode estar elevado, sendo trombogênico, é o Fator VIII (FVIII), que possui papel central na formação do trombo.

Objetivo: O objetivo desse artigo é abordar o caso de uma paciente jovem, sem fatores de risco, com dois eventos trombóticos associados a elevação de FVIII e, assim, investigar o papel do FVIII nos eventos trombogênicos.

Conclusão: O FVIII tem papel fundamental na cascata de coagulação. Sua redução – na hemofilia – é fator de proteção para doenças trombogênicas, tendo nesta doença, menor incidência de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), AVEi e Tromose Venosa Profunda (TVP), quando comparado a população geral. Já quando elevado, é importante causa desses mesmos acometimentos, sendo então, importante sua dosagem em eventos trombóticos em pacientes sem fatores de risco conhecidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo Aguilar Puzzi, centro universitário ingá

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e tem Residencia em Clinica Médica na PUC-SP (2010) Atualmente é médico Cardiologista Formado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (2012) e Hemodinamicista tambem formadao pela mesma instituição (2015). Docente da cadeira de Emergências médicas e Cardiologia do Centro Universitário Uningá e Diretor Clínico do Hospital Memorial Uningá - PR. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Intensiva, Pós-Operatório de Cirurgia Cardíaca, Unidade Coronariana, Emergências Clínica e Cardiologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: representação academica, comissão organizadora, monitor e organização de politicas de saúde como o projeto de integralização multidiciplinar VER-SUS. Já esteve na frente de discussões de importantes assuntos referentes a Educação Médica, como Representante Discente de ligas e Organizanções Estudantis no CRM-PR (Casa do Médico - Curitiba-PR, Delegacia do CRM de Maringá-PR) e no CRM-SP (Delegacia do CRM de Sorocaba-SP). Tem Publicação Internacional em Revistas da área Médica e apresentação de artigos e trabalhos em Congressos Internacionais, Nacionais e Regionais.

Elisângela Aparecida da Silva Meurer, Centro Universitário Inga

Médica graduada pelo centro universitário Ingá - Paraná 

Aline da Costa Lourenço, centro universitário ingá

Graduanda do curso de Medicina da Faculdade Ingá - UNINGÁ.

Ana Paula Otaviani Nilo, Centro Universitário Inga

Graduanda do curso de Medicina da Faculdade Ingá UNINGÁ.

Published

22-11-2019

How to Cite

Bronzati, L., Puzzi, M. A., Meurer, E. A. da S., Coelho, L. J. dos S., Lourenço, A. da C., & Otaviani Nilo, A. P. (2019). ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ISQUÊMICO REINCIDENTE EM PACIENTE SEM RISCO EPIDEMIOLÓGICO. Revista Uningá, 56(4), 98–103. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ3160

Issue

Section

Health Sciences

Most read articles by the same author(s)