SÍNDROME METABÓLICA ASSOCIADA AO HIPOGONADISMO, RESISTÊNCIA INSULÍNICA, DISLIPIDEMIA E DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D - RELATO DE CASO

  • Ludilaine Bronzati centro universitário ingá
  • Sidney Senhorini Júnior Centro Universitário Inga
  • Scarlett Richter Bertoglio Centro Universitário Inga
  • Lucia Jeorgea dos Santos Coelho centro universitário ingá
  • Aline da Costa Lourenço Centro Universitário Inga

Resumo

A Síndrome metabólica é composta por fatores de risco cardiovascular devido ao perfil lipídico inadequado relacionado à deposição central de gordura e a resistência à insulina, bem como há evidências que relacionam a obesidade com a deficiência de vitamina D e ao hipogonadismo. Com o objetivo de demonstrar a evolução desfavorável de alterações metabólicas envolvidas com o ganho excessivo de peso e a eficácia da terapêutica adotada, utilizou-se como referência, para o relato em questão, o caso de um paciente do sexo masculino, 32 anos, portador de obesidade grau II/III, dislipidemia, diabetes mellitus (DM), hipogonadismo e deficiência de vitamina D. Na evolução foram instituídos tratamentos adequados para obesidade, hipogonadismo, DM e dislipidemia. Posteriormente, apresentou perda de peso equivalente à 36,3 kg melhorando a qualidade de vida além de prevenir riscos e doenças possivelmente associadas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Atualmente é  Diretor do Centro de Diabetes de Maringá e Endocrinologista titulado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. É membro de entidades internacionais de Endocrinologia como The Endocrine Society e American Association of Clinical Endocrinologists.Professor de cursos de pós-graduação do NECPAR, PUC-Pr e UNINGÁ nas áreas de Obesidade, Diabetes e Síndrome Metabólica. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes - PR (SBD-Pr).
##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda do curso de Medicina da Faculdade Ingá - UNINGÁ.
##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda do curso de Medicina da Faculdade Ingá - UNINGÁ  
##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda do curso de Medicina da Faculdade Ingá - UNINGÁ.
Publicado
2019-11-22
Como Citar
BRONZATI, Ludilaine et al. SÍNDROME METABÓLICA ASSOCIADA AO HIPOGONADISMO, RESISTÊNCIA INSULÍNICA, DISLIPIDEMIA E DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D - RELATO DE CASO. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. 4, p. 38-43, nov. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/3150>. Acesso em: 08 dez. 2019.
Seção
Artigos