OCORRÊNCIA DE PARASITAS ZOONÓTICOS NO SOLO DE PRAÇAS PÚBLICAS DA CIDADE DE BENTO GONÇALVES, RIO GRANDE DO SUL

Authors

  • Gabriela Vinoski Gonçalves Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves
  • Crislaine Aparecida Paludo

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ313

Abstract

O solo das praças é um ambiente favorável à presença de parasitas, devido à circulação de cães e gatos. Estes locais de recreação também são visitados por um grande número de indivíduos, principalmente crianças, que ficam expostos a possíveis infecções parasitárias zoonóticas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência de parasitas zoonóticos no solo de praças da cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. No período de dezembro de 2016 a março de 2017 foram coletadas 120 amostras de solo de 12 praças públicas de Bento Gonçalves. As amostras foram processadas no Laboratório de Parasitologia da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, seguindo a técnica de Willis (1921) e a técnica de Kazacos (1983), adaptadas, onde 43,3% das amostras foram positivas para alguma estrutura parasitária. Em relação às praças avaliadas, 91,6% foram positivas para contaminação parasitária. Das amostras positivas, 80,8% apresentaram larvas de helmintos. Quanto à ocorrência de ovos, a maior prevalência foi de ovos de Ancilostomídeos (19,2%), seguido por Toxocara spp. (13,5%). Além desses parasitas, ainda foram observados ovos de Ascaris spp., Enterobius spp., Strongyloides spp., Trichuris spp. e em uma amostra observou-se a presença do ácaro Dermatophagoides pteronyssinus. A ocorrência de parasitas no solo das praças públicas estudadas demonstra que há risco potencial de infecção para os frequentadores destes locais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriela Vinoski Gonçalves, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves

Acadêmica do curso de graduação do curso de Biomedicina da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (CNEC BENTO)

Crislaine Aparecida Paludo

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Graduação em Ciências - Habilitação em Biologia - Licenciatura Plena - pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Published

12-06-2018

How to Cite

Gonçalves, G. V., & Paludo, C. A. (2018). OCORRÊNCIA DE PARASITAS ZOONÓTICOS NO SOLO DE PRAÇAS PÚBLICAS DA CIDADE DE BENTO GONÇALVES, RIO GRANDE DO SUL. Revista Uningá, 55(2), 72–80. https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ313

Issue

Section

Health Sciences