CARCINOMA BASOCELULAR: UM ESTUDO DE CASO DE UMA NEOPLASIA CUTÂNEA COM CARACTERÍSTICA HISTOPATOLÓGICA AGRESSIVA

  • Scarlett Richter Bertoglio UNINGÁ
  • Antônio Carlos Tourinho de Castro HONPAR
  • Priscila Masson Maia Faculdade Ingá - UNINGÁ
  • Giovanna Menin da Silva
  • Ludilaine Bronzati Faculdade Ingá - UNINGÁ
  • Lucia Jeorgea dos Santos Coelho Faculdade Ingá - UNINGÁ

Resumo

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele corresponde a aproximadamente 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, e são registrados, a cada ano cerca de 180 mil novos casos, pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Trata-se de uma doença com crescimento descontrolado e anormal das células da pele, sendo dividida em câncer de pele não melanoma, os mais comuns, e melanoma cutâneo, um dos mais agressivos. Dentre os cânceres de pele não melanoma (CPNM), o carcinoma basocelular é o mais prevalente na população. Embora, apresente baixa letalidade, corresponde a uma neoplasia que vem exibindo novos comportamentos clínicos e epidemiológicos. O presente relato de caso tem a oferecer com um sub-tipo de carcinoma basocelular (CBC) de característica agressiva e de menor incidência na população acometida, contribuindo com seu diagnóstico e a forma de tratamento escolhida para seu devido reparo, uma vez que, a reconstrução dos defeitos cirúrgicos gerados pela excisão de tumores constitui um desafio para os cirurgiões. Sendo assim, de forma a reduzir os danos estéticos e a morbidade, o estudo reside em apontar direções aos profissionais quanto ao diagnóstico e métodos terapêuticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Médico Oncologista e Preceptor do Ensino dos Acadêmicos do HONPAR – Hospital Norte Paranaense.
##submission.authorWithAffiliation##
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica e Acadêmica do curso de Medicina da Faculdade Ingá – UNINGÁ (6° ano).
Giovanna Menin da Silva
Acadêmica do curso de Medicina da Faculdade Ingá – UNINGÁ (6° ano).
##submission.authorWithAffiliation##
Acadêmica do curso de Medicina da Faculdade Ingá – UNINGÁ (5° ano).
##submission.authorWithAffiliation##
Acadêmica do curso de Medicina da Faculdade Ingá – UNINGÁ (5° ano).
Publicado
2019-11-22
Como Citar
RICHTER BERTOGLIO, Scarlett et al. CARCINOMA BASOCELULAR: UM ESTUDO DE CASO DE UMA NEOPLASIA CUTÂNEA COM CARACTERÍSTICA HISTOPATOLÓGICA AGRESSIVA. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. 4, p. 12-20, nov. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/3129>. Acesso em: 08 dez. 2019.
Seção
Artigos