PROTOCOLOS DE REVASCULARIZAÇÃO PULPAR EM DENTES PERMANENTES COM NECROSE PULPAR E RIZOGÊNESE INCOMPLETA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Fernanda Lopes Calonego de Lima Centro Universitário Ingá (UNINGÁ)
  • Marcelo Capitanio Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Nair Narumi Orita Pavan Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Marcos Sergio Endo Centro Universitário Ingá

Resumo

A revascularização pulpar é uma terapia indicada para dentes imaturos com necrose pulpar e possibilita a continuidade da formação radicular e o aumento da espessura das paredes dentinárias. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura dos diferentes protocolos terapêuticos de revascularização pulpar propostos. Realizou-se uma busca avançada, entre os anos de 2000 e 2017, nas bases de dados eletrônicas PubMed e LILACS, utilizando-se termos indexados no “Medical Subject Heading Terms” (Mesh Terms –MeSH) e “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCs). Dentre a literatura obtida, foram selecionados 42 trabalhos que melhor corresponderam aos objetivos propostos.Além disso, incluiu-se 3 artigos pioneiros no estudo da revasculização pulpar. Na literatura é descrito que o sucesso desta terapia está vinculado à adequada descontaminação do canal radicular. Como soluções irrigadoras recomenda-se clorexidina ou hipoclorito de sódio, em conjunto com o EDTA, para posterior aplicação da medicação intracanal (MIC). Como MIC, tem sido proposta a pasta tripla antibiótica (metronidazol, minociclina e ciprofloxacina), contudo, como a presença da minociclina pode causar escurecimento dentário, alguns estudos indicam uma pasta de hidróxido de cálcio. O tempo de permanência da MIC e o período ideal de proservação ainda não foram determinados na literatura. Conclui-se que, apesar de constatados resultados satisfatórios quanto a formação radicular e aumento da espessura dentinária, ainda não há um protocolo ideal definido, o que demanda mais pesquisas sobre o assunto.
Publicado
2019-11-22
Como Citar
DE LIMA, Fernanda Lopes Calonego et al. PROTOCOLOS DE REVASCULARIZAÇÃO PULPAR EM DENTES PERMANENTES COM NECROSE PULPAR E RIZOGÊNESE INCOMPLETA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. 4, p. 132-144, nov. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2943>. Acesso em: 08 dez. 2019.
Seção
Artigos