O ENFERMEIRO E A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM LESÃO POR PRESSÃO

  • Rogerio Oliveira Nunes UFU
  • Kellen Campos Castro Moreira UFTM
  • Kellen Carlos Simon

Resumo

Objetivo: verificar as dificuldades do enfermeiro em realizar a sistematização do cuidado ao paciente com Lesão por Pressão (LP). Método: revisão integrativa de literatura com busca na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), no período de 2010 a 2015. Foram selecionadas 09 referências. Resultados: Identificaram-se como fatores de riscos associados ao aparecimento de LP a idade, tempo de internação e procedimento cirúrgico. E, fatores que dificultam os enfermeiros a criarem um plano de cuidado ao paciente com UP: despreparo, alto número de pacientes e ausência de atitudes preventivas. Conclusão: há formação deficitária sobre a sistematização da assistência ao paciente com LP com foco em medidas preventivas.
Palavras-chave: Lesão por Pressão. Enfermeiro. Cuidados de Enfermagem.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeiro, atuante no Hospital de Clínicas da UFU. Especialista em UTI geral e Gestão de Assistência Intensiva ao paciente crítico  e Especialista em Urgência e Emergência: Gestão em Pronto Atendimento 
##submission.authorWithAffiliation##
Mestre em Psicologia na linha de pesquisa Processos Psicossociais em Saúde e Educação (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Possui Pós Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior (2012) e em Saúde Coletiva (2018). Graduada em Enfermagem (bacharel e licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2011). Membro do Grupo de Pesquisa ProLiSaBr - Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil - na UFTM
Kellen Carlos Simon
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atualmente está cursando doutorado no mesmo programa. 
Publicado
2019-09-26
Como Citar
NUNES, Rogerio Oliveira; MOREIRA, Kellen Campos Castro; SIMON, Kellen Carlos. O ENFERMEIRO E A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM LESÃO POR PRESSÃO. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. S6, p. 68-75, set. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2860>. Acesso em: 20 out. 2019.