EFICIÊNCIA DE DETERGENTES NA REMOÇÃO DE BIOFILMES DE CEPA DE ESCHERICHIA COLI EM SUPERFÍCIE DE AÇO INOXIDÁVEL

Resumo

Escherichia coli é um patógeno associado a doenças transmitidas por alimentos. E. coli pode estar presente na indústria de alimentos através de biofilmes em condições higiênicas inadequadas. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de detergentes na remoção de biofilmes de E. coli em superfície de aço inoxidável. Os cupons de aço inoxidável AISI 304, acabamento número 4 (dimensões de 8 mm x 8 mm x 1 mm) foram imersos assepticamente em microtubos contendo 1mL de caldo Mueller Hinton (MH) contaminado com 105 UFC/mL de E.coli e incubados a 35 °C por 24h para formação do biofilme. Após, cada cupom foi submetido a procedimentos de higienização: limpeza com detergente enzimático por 5 min a temperatura de 40 °C e limpeza com detergente alcalino a 1% por 5 min a temperatura ambiente. Após as etapas de limpeza, cada cupom foi transferido para microtubo contendo 1 mL de solução salina a 0,85% e submetidos a agitação por 2 min para desprendimento do biofilme. Após, foram realizadas as diluições seriadas e o plaqueamento em ágar (MH) para a quantificação das células. Os cupons do controle não receberam agentes de limpeza e suas contagens foram utilizadas para o cálculo do número de reduções decimais devido aos processos de higienização. O tratamento com o detergente enzimático apresentou uma redução de 1,31 log UFC/cm2 . O detergente alcalino reduziu (3,70 log UFC/cm2 ) as contagens de E.coli da superfície de aço inoxidável. Nenhum método de higienização testado removeu totalmente o biofilme microbiano da superfície de aço inoxidável.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Nutrição pela UniCesumar (2004). Mestrado em Ciências da Saúde - UEM (2013). Doutorado em Ciência de Alimentos -UEM (2019). Possui especialização em Atividade física, exercício físico e os aspectos psicobiológicos-UNIFESP/SP. (2009).Especialização em Nutrição e metabolismo na Prática Clínica - UEL/PR. (2006). Aperfeiçoamento em Abordagem Multidisciplinar da Obesidade-UNIFESP/SP. (2007). Experiência profissional em Unidades de Alimentação e Nutrição. Experiência docente atuando nos cursos de Nutrição, Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia
Publicado
2020-12-23
Como Citar
FABIANO, Giovana Garcia; AGUERA, Raul Gomes; DO PRADO, Daniela Biral. EFICIÊNCIA DE DETERGENTES NA REMOÇÃO DE BIOFILMES DE CEPA DE ESCHERICHIA COLI EM SUPERFÍCIE DE AÇO INOXIDÁVEL. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 57, n. 4, p. 46-56, dez. 2020. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2859>. Acesso em: 24 jan. 2021.
Seção
Artigos