ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA

  • Joeli Alcatrão Andrade Silva Gomes UNINTER
  • Bárbara Gomes Perez Occhi UNIPAR
  • Débora Berger Schmidt UNINTER
  • Ingrid Occhi Alexandre UFMG

Resumo

O objetivo deste artigo foi revisar a literatura a fim de identificar as práticas profissionais do cirurgião-dentista na Estratégia Saúde da Família (ESF). Através de uma revisão da literatura, foram selecionados 8 estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, nos últimos 10 anos (2009-2018). A atuação do cirurgião-dentista na ESF deve se basear nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando cada indivíduo como um todo, dentro de uma comunidade, estabelecendo um vínculo e desenvolvendo ações de promoção de saúde, em conjunto com uma equipe multiprofissional. Os principais desafios apontados foram: a interação de saberes dentro da equipe multiprofissional; disponibilidade de insumos e instrumentos; infraestrutura inadequada das instalações; deficiência na gestão e organização do trabalho; falta de treinamento; excessivo número de pessoas por equipe de saúde da família; e grande demanda por tratamento curativo. Apesar de enfrentar tantos desafios, os avanços da equipe de saúde bucal na ESF são notórios, ainda que seja um lento processo. O processo de Educação Permanente e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais são fundamentais para que se tenha profissionais preparados e comprometidos. Esta revisão evidenciou a necessidade de mais estudos que avaliem esse processo da inserção do cirurgião-dentista na ESF, tornando possível a visualização da evolução do acesso à saúde bucal, bem como a efetividade das ações de promoção e prevenção.
Palavras chave: Estratégia Saúde da Família. Saúde Bucal. Odontologia Comunitária.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Cirurgiã-Dentista – Centro Universitário Internacional (UNINTER) - Curso Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família.
##submission.authorWithAffiliation##
Psicóloga (Universidade Paranaense – UNIPAR), Especialista em Atenção Multiprofissional em Oncologia (UNIPAR).
##submission.authorWithAffiliation##
Psicóloga (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Especialista em Atenção Hospitalar (Hospital das Clínicas/Universidade Federal do Paraná), Mestranda em Psicologia (Universidade Federal do Paraná), orientadora de TCC do Grupo UNINTER
Publicado
2019-07-18
Como Citar
GOMES, Joeli Alcatrão Andrade Silva et al. ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. S5, p. 163-173, jul. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2851>. Acesso em: 13 dez. 2019.