EFICÁCIA DO DIAMINO FLUORETO DE PRATA APLICADO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES: REVISÃO DE LITERATURA

  • Valéria Campos Mariano Francelino Universidade Estadual de Maringá
  • Gabriela Fleury Seixas Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR
  • Paulo Christino Neto Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
  • Marjori Frítola Yokoyama Universidade Estadual de Maringá
  • Ilma Carla de Souza Porcelli Universidade Estadual de Maringá
  • Sandra Mara Maciel Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A prevenção da cárie dentária ainda é um desafio para os profissionais de odontologia, em especial, para o odontopediatra, uma vez que ainda tem sido registrado um alto índice desta doença bucal na população infantil. O objetivo deste estudo foi avaliar, com base em evidências científicas, qual é a eficácia das diferentes concentrações do diamino fluoreto de prata (DFP) na prevenção e controle da cárie em crianças. Trata-se de um estudo de revisão da literatura, o qual incluiu artigos que apresentassem evidências sobre a ação do DFP, publicados entre os anos de 2013 a 2018, estando disponíveis na íntegra na base de dados Pubmed/Medline. Apesar da maioria dos artigos e revisões mostrarem a eficácia do DFP quanto à prevenção e à paralisação da cárie, sendo o DFP a 38% apontado como o mais eficaz, ainda há muitas controversas sobre a forma de aplicação e a frequência. Acreditamos que um protocolo de uso deve ser instaurado para realização de pesquisas com resultados mais sólidos e válidos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Doutoranda em Odontologia pela Universidade Estadual de Maringá Mestre em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina Especialista em Odontopediatria pela Faculdade Ingá - Uningá (Hodos Londrina)
##submission.authorWithAffiliation##
Doutorado em Odontologia - Área de concentração Dentística pela Universidade Norte do Paraná Mestrado em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina   Atua como professora do curso de Graduação em Odontologia da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) Professora Coordenadora do curso de Pós-graduação em Odontopediatria pela Faculdade Ingá - Uningá (Hodos Londrina).  
##submission.authorWithAffiliation##
Mestrado em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo Professor do curso de Odontologia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR Professor do curso de Pós-graduação em Odontopediatria pela Faculdade Ingá - Uningá (Hodos Londrina).
##submission.authorWithAffiliation##
Doutoranda em Odontologia pela Universidade Estadual de Maringá Mestre em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina Especialista/Residente em Odontopediatria pela Universidade Estadual de Londrina 
##submission.authorWithAffiliation##
Doutoranda em Odontologia Integrada pela Universidade Estadual de Maringá Mestrado em Odontologia Integrada pela Universidade Estadual de Maringá
##submission.authorWithAffiliation##
Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo Pós-Doutorado no Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University of London Professora Coordenadora do curso de Pós-graduação em Odontopediatria pela Faculdade Ingá - Uningá (Hodos Londrina). Professora Associada na Universidade Estadual de Maringá 
Publicado
2019-07-17
Como Citar
CAMPOS MARIANO FRANCELINO, Valéria et al. EFICÁCIA DO DIAMINO FLUORETO DE PRATA APLICADO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES: REVISÃO DE LITERATURA. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. S5, p. 12-22, jul. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2846>. Acesso em: 18 ago. 2019.