A REABSORÇÃO ÓSSEA ALVEOLAR SEVERA E A UTILIZAÇÃO DE IMPLANTES CURTOS: REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
ResumoA reabsorção óssea alveolar ocorre principalmente devido à perda dos dentes, podendo ser também desencadeada por patologias periodontais. A reabsorção severa dos maxilares ocorre principalmente em idosos que perderam sua dentição precocemente e utilizaram componentes protéticos por um longo período de tempo. A reabilitação bucal desses pacientes, torna-se um desafio considerando as suas condições sistêmicas e técnicas cirúrgicas mais invasivas como enxertos ósseos e levantamento de seio maxilar. Assim, torna-se viável a utilização de implantes curtos em casos em que altura e largura óssea são mínimas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura não sistemática abordando conceitos básicos sobre a reabsorção óssea alveolar e as vantagens e desvantagens da utilização da técnica de reabilitação bucal com implantes curtos.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportuna e adequadamento aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem.
Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.