VITAMINA C X SEPSE: UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL?
Resumo
RESUMOA sepse é uma doença devastadora que acarreta um enorme dano em termos de morbimortalidade. Muitos estudos têm tentado melhorar o prognóstico deste quadro. Dados preliminares sugerem que a combinação de hidrocortisona, ácido ascórbico e tiamina (terapia HAT) pode reduzir a falência de órgãos em pacientes com sepse e choque séptico. A terapia é baseada no conceito de que uma combinação de agentes prontamente disponíveis, seguros e baratos, atuando em múltiplos componentes da resposta do hospedeiro frente a um agente infeccioso, visa restaurar sinergicamente a resposta imune desregulada. Este trabalho revisou os recentes estudos envolvendo o uso de terapias alternativas, como os antioxidantes. Estes melhoram o prognóstico da sepse, a hipóxia tecidual e os danos teciduais e poderiam ser uma nova alternativa no manejo da sepse. Vitamina C: Será a luz no fim do túnel para a sepse?
PALAVRAS-CHAVE: Sepse, vitamina C, prognóstico.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportuna e adequadamento aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem.
Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.