PERFIL E INCIDÊNCIA DE DIABETES MELLITUS TIPO II NO BRASIL, NO PARANÁ E EM MARINGÁ
Resumo
O Diabetes Mellitus é uma das doenças crônicas que mais afeta a população mundial, sendo assim, o presente estudo teve o objetivo de analisar os fatores sociais associados à expressão gênica que demonstre influência na susceptibilidade a diabetes mellitus tipo 2, avaliando a prevalência em pacientes no Brasil, no estado do Paraná e em específico a cidade de Maringá localizada no Norte do Paraná. Realizou-se um estudo quantiqualitativo, vinculando o diabetes mellitus tipo 2 aos fatores de risco - obesidade, sedentarismo e tabagismo - a idade e ao sexo dos portadores dessa comorbidade, com base em coleta de dados nos anos de 2008 a 2013 a partir do banco de dados do DATASUS, Informações de Saúde (TABNET) e Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA). Com o presente estudo, verificou-se que o índice de sobrepeso apresenta declínio com o passar dos anos. O tabagismo apresentou maiores índices no estado do Paraná e é o fator de risco que parece ter menos influência sobre a apresentação de diabetes mellitus tipo 2. Observou-se declínio dos índices de sedentarismo na cidade de Maringá e no Brasil em contrapartida ao aumento no estado de Paraná. A cidade de Maringá apresenta os maiores índices de variação na análise dos fatores de risco citados, porém, quanto a prevalência relacionada à idade, em Maringá o início da doença se apresenta mais tardiamente em comparação as outras regiões. A prevalência da doença em relação ao sexo, se mantem constante na cidade de Maringá, porém apresenta variação entre pais, estado e cidade. Em suma, pode-se concluir que é pertinente a ligação de fatores ambientais relacionados aos hábitos de vida com a apresentação clínica de DM2, indicando a necessidade imprescindível da implantação de programas de intervenção multidisciplinares visando a diminuição do aparecimento da doença e melhorar a qualidade de vida aos pacientes acometidos com DM2.Palavras – chave: Diabetes Mellitus tipo 2; Fatores de risco; Território.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportuna e adequadamento aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem.
Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.