IDENTIFICANDO POSSÍVEL PRESENÇA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS NOS PACIENTES COM AMPUTAÇÃO DE MEMBRO SUPERIOR E INFERIOR: UMA REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA

  • Arthiese Korb Professora Doutora do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato- Ortopédica da UNINGÁ
  • Cleonice Pereira Moreira
  • Laise Avila de Siqueira

Resumo

O termo amputação designa a retirada de um órgão, ou parte dele, situado numa extremidade. Acredita-se que dentre as alterações encontradas em indivíduos amputados inclua-se alguma alteração de postura para compensar a perda do membro. Sendo assim, este trabalho tem como finalidade realizar uma revisão crítica da literatura, através das bases de dados Sistema Biblioteca Virtual Em Saúde (BVS) e SCIELO, com o objetivo de identificar a possível presença de alterações posturais nos pacientes com amputação de membros. Concluiu-se que as alterações nas posturas estática e dinâmica, mais frequentes, descritas em indivíduos com amputação são a alteração na descarga e transferência de peso para o lado não afetado devido à diminuição do desempenho muscular e às perdas sensoriais que alteram a imagem corporal destes indivíduos.
Publicado
2019-04-05
Como Citar
KORB, Arthiese; MOREIRA, Cleonice Pereira; DE SIQUEIRA, Laise Avila. IDENTIFICANDO POSSÍVEL PRESENÇA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS NOS PACIENTES COM AMPUTAÇÃO DE MEMBRO SUPERIOR E INFERIOR: UMA REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. S4, p. 205-214, abr. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2703>. Acesso em: 17 jun. 2019.