ALTERAÇÕES BUCAIS E COMPLICAÇÕES NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO DO DEPENDENTE QUÍMICO

Authors

  • Patrícia Gizeli Brassalli de Melo UNIVERSIDADE PARANAENSE
  • Giordano Bruno de Oliveira Marson
  • Rafaela Nogueira Antoniette UNIVERSIDADE PARANAENSE
  • João Carlos Rafael Junior

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2584

Keywords:

Drogas lícitas e ilícitas, Lesões bucais, Interações medicamentosas

Abstract

Atualmente o consumo de drogas lícitas e ilícitas tem aumentado mundialmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso de drogas é considerado um problema de saúde pública. Fatores como condição socioeconômica, relações sociais e familiares, nível de escolaridade e o meio em que o indivíduo convive, precisam ser levados em consideração. O uso de droga não afeta somente a vida social e familiar, mas também a saúde geral do indivíduo, inclusive a saúde bucal. Desta forma, o presente artigo tem por objetivo, através de uma revisão de literatura, ressaltar as principais drogas de uso popular, bem como, as principais manifestações bucais de interesse clínico para o cirurgião-dentista, uma vez que, ainda é pequeno o número de estudos que contemplam a área odontológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patrícia Gizeli Brassalli de Melo, UNIVERSIDADE PARANAENSE

Cirurgiã-Dentista. Mestre e Doutoranda em Odontologia, área de concentração Biologia Oral pela Universidade do Sagrado Coração, Bauru- São Paulo- Brasil. Docente do curso de graduação em Odontologia da Universidade Paranaense-UNIPAR, Umuarama-Brasil.

Giordano Bruno de Oliveira Marson

Especialista em Implantodontia e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial; Mestre - Excelência em Implantodontia (SL Mandic Campinas); Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial; Docente do curso de graduação em Odontologia (UNIPAR); Docente do curso de especialização em Implantodontia (UNIPAR); Docente do curso de aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor (UNIPAR).

Rafaela Nogueira Antoniette, UNIVERSIDADE PARANAENSE

Acadêmica do Curso de Odontologia da Universidade Paranaense (UNIPAR) - Umuarama/PR; Aperfeiçoamento em Diagnóstico Bucal; Monitora da Disciplina de Cirurgia I - Programa Institucional de Bolsa de Incentivo á Monitoria (PIBIM). 

Published

12-11-2019

How to Cite

de Melo, P. G. B., Marson, G. B. de O., Antoniette, R. N., & Rafael Junior, J. C. (2019). ALTERAÇÕES BUCAIS E COMPLICAÇÕES NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO DO DEPENDENTE QUÍMICO. Revista Uningá, 56(S7), 9–20. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2584

Most read articles by the same author(s)