ATIVIDADE FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ABORDAGEM NA SALA DE ESPERA

  • Juliany Marques Abreu da Fonseca Universidade Federal do Piauí
  • Lúcia de Fátima da Silva Santos Universidade Federal do Piauí
  • Maria do Socorro Oliveira Guimarães Universidade Federal do Piauí
  • Carla Manuela Santana Dias Penha Universidade Federal do Piauí

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência de uma ação de promoção de saúde realizada por fisioterapeutas e enfermeiros na sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A ação teve o propósito de informar os usuários, de maneira ativa e participativa, sobre a importância da atividade física para a saúde. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre uma ação de promoção de saúde realizada com os usuários da sala de espera em unidade básica de saúde de Teresina - PI. Participaram da experiência aproximadamente 30 usuários. A ação foi dividida em três momentos que compreenderam um contato inicial com os usuários, apresentação do tema e realização de atividade física. Resultado: Os resultados desta experiência demonstraram a receptividade e a participação satisfatória dos usuários presentes na sala de espera. Conclusão: A atividade reduz o estresse da espera e agrega educação em saúde para melhorar a qualidade de vida.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Fisioterapeuta. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí – UFPI
##submission.authorWithAffiliation##
Fisioterapeuta. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí – UFPI.
##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Especialista em Regulação no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês
##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Especialista em Terapia Intensiva pela NOVAFAPI e em Gestão Pública dos Serviços de Saúde pela UFMA.
Publicado
2019-11-22
Como Citar
FONSECA, Juliany Marques Abreu da et al. ATIVIDADE FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ABORDAGEM NA SALA DE ESPERA. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. 4, p. 171-176, nov. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2564>. Acesso em: 08 dez. 2019.
Seção
Artigos