AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DO UNICESUMAR NA IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS QUE SOFRERAM ABUSO

  • Fernanda Coelho de Souza
  • Alana Milesk
  • Gustavo Chaves Carreira
  • Beatriz de Souza da Silva Zamboni Martins UNICESUMAR
  • Maria Paula Jacobucci Botelho

Resumo

A violência contra a criança é um tema pesado e pouco abordado pessoalmente e, mesmo em cursos de graduação em saúde, pouco se fala a respeito, ainda que seja obrigação desses profissionais informar qualquer suspeita de abuso infantil as autoridades competentes. A violência contra a criança não pode ser medida adequadamente pois os pais não mantém registros adequados. Assim, tem-se uma falsa noção de que é um problema menor do que a realidade. A criança vítima de violência começa a apresentar algum tipo de comportamento alterado na escola e em suas atividades cotidianas e o profissional da saúde precisa estar atento a isto. Se o profissional não estiver preparado para enxergar esta realidade, pode não perceber quando estiver frente a frente com alguma criança nesta situação. Assim este projeto pretende avaliar o conhecimento dos alunos de odontologia do UniCesumar a respeito do abuso infantil através de um questionário. Espera-se que isso gere uma reflexão sobre o assunto para que o aluno busque conhecer mais a respeito. Em um segundo momento, pretende-se discutir com todos os alunos que responderem o questionário os aspectos ligados a violência contra a criança para que estejam preparados em caso de um paciente ter sofrido ou esteja sofrendo abuso, e possam, assim, ter uma conduta adequada para cessar ou mitigar seu sofrimento.
Publicado
2019-07-21
Como Citar
COELHO DE SOUZA, Fernanda et al. AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DO UNICESUMAR NA IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS QUE SOFRERAM ABUSO. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. S5, p. 181-189, jul. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2546>. Acesso em: 06 dez. 2019.