PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA

Authors

  • Marina Santos da Silva
  • Dayane de Aguiar Cicolella
  • Ana Karina Silva da Rocha Tanaka UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2516

Keywords:

“Medidas de segurança”, “Pessoas mentalmente doentes”, “Psiquiatria legal”, “Prisioneiros”.

Abstract

Objetivo: Conhecer as percepções da equipe de enfermagem no manejo junto ao paciente psiquiátrico em medida de segurança. Metodologia: Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de caráter qualitativo, realizado com 10 integrantes da equipe de enfermagem, atuantes em um hospital de custódia. A coleta de dados realizou-se de Março a Maio de 2017, por meio de entrevista e roteiro semiestruturado. Resultados: Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo a partir do critério de saturação de dados, e permitiram elencar três categorias: A história do cotidiano dos profissionais de enfermagem, referente aos pacientes em medida de segurança; As condições de trabalho em um hospital de custodia e tratamento psiquiátrico e A vivência da equipe de enfermagem frente ao manejo junto a pacientes psiquiátricos em medida de segurança. A partir da análise dos resultados das entrevistas, o estudo pretende ajudar a garantir a melhoria na qualidade da assistência de enfermagem levando em consideração principalmente a saúde física e mental dos profissionais, devido à exposição diária a diversos fatores de risco. Conclusão: A equipe de enfermagem forense tem papel fundamental na assistência junto ao paciente psiquiátrico em medida de segurança, e para isso, deve estar em equilíbrio com sua saúde física e mental. Este estudo visa contribuir para a reflexão das questões relacionadas a qualidade de vida e na saúde dos trabalhadores de saúde mental forense, de modo a reduzir os fatores que contribuem negativamente no exercício profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marina Santos da Silva

Enfermeira Assistencial . Graduada pelo Centro universitario Metodista (IPA)

Dayane de Aguiar Cicolella

Docente do curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Metodista - IPA e Cesuca - Faculdade. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Administração dos Serviços de Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de saúde mental, saúde do adulto e oncologia. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Formação em Enfermagem, Cuidados ao Adulto, Saúde Mental e Direitos Humanos.

Ana Karina Silva da Rocha Tanaka, UFRGS

Graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Mestrado em Gerontologia Biomédica na PUCRS. Doutorado em Gerontologia Biomédica na PUCRS. Prof.ª Doutora.ª Adjunto da Escola de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS).  Editora Associada da Revista Gaúcha de Enfermagem.

Published

17-03-2019

How to Cite

da Silva, M. S., Cicolella, D. de A., & Tanaka, A. K. S. da R. (2019). PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA. Revista Uningá, 56(S2), 123–140. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2516

Most read articles by the same author(s)