ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA AO PACIENTE COM RISCO POTENCIAL DE DESENVOLVER PÉ DIABÉTICO: Uma revisão bibliográfica

  • MARIA NIVANIA LIVRAMENTO FEITOSA
  • Gerlana Sales Feijão
  • Paula Lima Da Silva UFPI
  • Ana Camila Sousa Oliveira
  • Maria Aparecida Correia Brito

Resumo

O Diabetes Mellitus (DM) atualmente vem sendo uma das doenças crônicas com um considerável aumento de casos no mundo, representando um dos principais desafios do século XXI, pois existem 371.000 milhões de pessoas que vivem com a doença e mais 280 milhões estão em risco elevado de desenvolver a mesma. Este estudo tratou-se de uma revisão da literatura. Para chegar aos resultados, foi realizada uma revisão de quinze artigos originais identificados na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (ScIELO), em manuais do Ministério da Saúde, dissertações e livros sendo a busca ocorrido de junho a novembro de 2013. Após análise minuciosa das fontes consultadas, os dados foram categorizados e os pontos convergentes e divergentes entre eles foram discutidos em tópicos: Definição do diabetes mellitus, Epidemiologia, Classificação do diabetes mellitus, complicações do diabetes mellitus, pé diabético, assistência de enfermagem na estratégia saúde da família, assistência de enfermagem ao portador do diabetes mellitus e amputação. Conclui-se que o enfermeiro seja ele assistencial ou coordenador de um programa, deve exercer papel determinante na prevenção e recuperação do paciente portador de DM. O enfermeiro é o componente indispensável da equipe que tem como objetivo essencial proporcionar assistência de qualidade a pacientes e familiares.

Publicado
2017-10-19
Como Citar
FEITOSA, MARIA NIVANIA LIVRAMENTO et al. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA AO PACIENTE COM RISCO POTENCIAL DE DESENVOLVER PÉ DIABÉTICO: Uma revisão bibliográfica. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 54, n. 1, out. 2017. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/23>. Acesso em: 20 jul. 2018.
Seção
Artigos