IMPACTO DA CICLAGEM DE PESO NA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

  • Ana Tamires Jardim Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A ciclagem de peso vem se mostrando comum nos últimos anos, podendo estar predispondo uma parcela significativa da população ao ganho de peso e obesidade, com efeitos deletérios a saúde. Objetivo: Este estudo pretende identificar o impacto da ciclagem de peso a saúde. Metodologia: Este é um estudo de revisão, realizado na base de dados pubmed, por busca do termo Mesh “weight-cycling”, com limite de publicação dos últimos 10 anos. Resultados: Foram incluídas 15 publicações, que mostram a ciclagem de peso se relaciona fortemente com efeitos deletérios observada em diferentes populações, composição corporal, com maior risco de alguns tipos de câncer e piora no perfil metabólico. Conclusão: Os achados sugerem que experimentar flutuações de peso ao longo do tempo traz prejuízos à saúde, além disso, as evidências não se mostram claras quanto ao efeito e a causalidade da ciclagem de peso, merecendo, portanto maior investigação por parte dos pesquisadores.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Nutricionista, Mestranda pela Universidade Federal do Maranhão, Membro do Laboratório de estudos e pesquisas epidemiológicas em atividade física, exercícios, esporte e saúde.   Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga, São Luís - MA, 65080-805. Email: a-tamires@hotmail.com
Publicado
2019-03-12
Como Citar
JARDIM, Ana Tamires. IMPACTO DA CICLAGEM DE PESO NA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. 1, p. 85-90, mar. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2274>. Acesso em: 23 mar. 2019.
Seção
Artigos