DIFICULDADES NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM HANSENÍASE

  • Francisca Patrícia Barreto de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Naassom Alves do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Clélia Albino Simpson Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Arnoldo Nunes de Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tatiane Aparecida Queiroz Faculdade Nova Esperança de Mossoró-RN
  • Lara Candice Costa de Morais Leonez Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Objetivo: analisar as dificuldades dos profissionais de saúde frente as atividades desenvolvidas em um Hospital de Referência em Hanseníase em Natal-RN. Métodos: estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado no Hospital Giselda Trigueiro, referência no tratamento da hanseníase em Natal-RN, com os seis profissionais, através de entrevistas contendo questões semiabertas e subjetivas, no período de outubro de 2016 a maio de 2017. Resultados: os dados foram submetidos a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática e suas fases e expressos através de três categorias que abordam as principais dificuldades enfrentadas cotidianamente pelos profissionais de saúde e seus pacientes: Categoria I - Dificuldades na infraestrutura e em relação aos recursos materiais e humanos; Categoria II - Dificuldades na realização de cirurgias e Categoria III - Dificuldades na assistência aos pacientes na atenção primária. Conclusão: aponta-se como fundamental o investimento em estratégias de fortalecimento das ações da atenção primária e maiores investimentos em recursos de infraestrutura, humanos e materiais, para que se possa oferecer uma assistência de qualidade e a reabilitação dos pacientes que apresentam um estágio avançado da doença.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeiro. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeira. PhD pela Universidade de Évora – Portugal. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeiro. Pós-doutorado em andamento pela Universidade de Évora - Portugal. Professor do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeira. Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora da Faculdade Nova Esperança de Mossoró-RN.  
##submission.authorWithAffiliation##
Acadêmica de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Publicado
2019-09-26
Como Citar
CARVALHO, Francisca Patrícia Barreto de et al. DIFICULDADES NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM HANSENÍASE. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. S6, p. 23-35, set. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2210>. Acesso em: 20 out. 2019.