ENFERMAGEM E O MANUSEIO DO RECÉM-NASCIDO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Authors

  • Taynara Lopes Câmara Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA
  • Nelita Cristina da Silva Teixeira Pereira
  • Renata Martins da Silva UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2156

Keywords:

Recém-Nascido, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Enfermagem Neonatal

Abstract

 

Os objetivos da pesquisa foramidentificar as reações físicas e fisiológicas do RN durante o manuseio pela equipe de enfermagem e apontar medidas adotadas pela equipe de enfermagem para a redução de reações fisiológicas e comportamentais do RN durante os procedimentos. Trata-se de uma revisão integrativa, descritiva exploratória de caráter qualitativo, foram utilizados 15 artigos científicos encontrados em sites de pesquisa tais como Scielo (ScientificElectronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Através da análise dos artigos pesquisados, os mesmos foram agrupados por similaridade de conteúdo, formando duas categorias: Respostas fisiológicas e comportamentais ao manuseio do recém-nascido e Humanização e estratégias de conforto para minimizar reações fisiológicas e comportamentais do RN durante os procedimentos. Os cuidados que são realizados no recém-nascido, podem causar reações fisiológicas e físicas que geram desconforto, dor, alterações nos padrões cardíacos, respiratórios, entre outros, sendo necessária uma assistência que denote atenção, humanização, planejamento conforme as necessidades apontadas pelo neonato.

           

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Renata Martins da Silva, UniFOA

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e meio Ambiente. Doutoranda do PPGENFBIO da UNIRIO.

Published

17-03-2019

How to Cite

Câmara, T. L., Pereira, N. C. da S. T., & Silva, R. M. da. (2019). ENFERMAGEM E O MANUSEIO DO RECÉM-NASCIDO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Revista Uningá, 56(S2), 222–233. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2156

Most read articles by the same author(s)