ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS MONOTERPENOS (R)-(+)-CITRONELAL, (S)-(-)-CITRONELAL E 7-HIDROXICITRONELAL CONTRA CEPA DE BACILLUS SUBTILIS

  • Raquel Vieira Bezerra
  • Heloísa Mara Batista Fernandes de Oliveira
  • Caliandra Maria Bezerra Luna Lima
  • Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz
  • Hilzeth de Luna Freire Pêssoa
  • Abrahão Alves de Oliveira Filho Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

O citronelal, pertencente ao grupo dos monoterpenos é uma das substâncias majoritárias de óleos essenciais de plantas aromáticas como as do gênero Cymbopogon e Eucalyptus, revelando ter inúmeras atividades biológicas, dentre elas ação antimicrobiana. Desta forma, com base nas informações sobre o potencial terapêutico dos monoterpenos e a importância do combate as infecções causadas pelas bactérias multirresistentes, o presente estudo objetiva avaliar a atividade antibacteriana dos monoterpenos (R)-(+)-Citronelal, (S)-(-)-Citronelal e 7-Hidroxicitronelal contra a cepa de Bacillus subtilis. Para a realização da atividade foi analisada a Concentração Inibitória Mínima (CIM) dos compostos contra a cepa de bactéria escolhida, além disso, utilizou-se o antibacteriano cloranfenicol como controle positivo. Os monoterpenos (R)-(+)-Citronelal e (S)-(-)-Citronelal apresentaram CIM igual a 256 μg/mL e o 7-hidroxicitronelal apresentou CIM de 512 μg/mL. Com os resultados analisados conclui-se que os monoterpenos em estudo podem ser utilizados como uma alternativa terapêutica para o combate de infecções causadas por bactérias do gênero Bacillus.
Publicado
2019-06-02
Como Citar
BEZERRA, Raquel Vieira et al. ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS MONOTERPENOS (R)-(+)-CITRONELAL, (S)-(-)-CITRONELAL E 7-HIDROXICITRONELAL CONTRA CEPA DE BACILLUS SUBTILIS. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. 2, p. 62-69, jun. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2132>. Acesso em: 06 dez. 2019.
Seção
Artigos