ESCLARECENDO A ANQUILOSE DENTÁRIA EM DENTES DECÍDUOS

  • Késsia Suênia Fidelis de Mesquita Guimarães
  • Marília Rodrigues Moreira
  • Gabriela Cristina Santin
  • Karine Regina Tolesano Loureiro
  • Leonardo Gontijo Matos

Resumo

Objetivo: Descrever as principais características e consequências da anquilose dentária em crianças pequenas, visto que é uma anomalia caracterizada pela fusão anatômica entre o dente e o osso alveolar que pode comprometer o crescimento e desenvolvimento ósseo.


Fontes de dados: A pesquisa foi realizada no banco de dados MedLine e Pubmed sobre anquilose em dentes decíduos, usando os seguintes termos: "anquilose em dentes decíduos" e "anquilose em dentes primários".


Síntese dos dados: Foram obtidos 48 e 68 artigos, respectivamente, sendo os repetidos excluídos. Os critérios de inclusão foram estudos de língua inglesa, publicados no período de 2006 a 2016, que tratavam da dentição decídua. Os critérios de exclusão foram casos clínicos e estudos sobre a abordagem ortodôntica da anquilose. Após a análise dos critérios, foram selecionados um total de dezesseis artigos. Para complementar o trabalho, foram incluídos livros de referência sobre odontologia pediátrica e artigos clássicos sobre o assunto.


Conclusões: O conhecimento sobre anquilose dentária em dentes decíduos possibilita a interação entre pediatras e odontopediatras para o diagnóstico precoce, acompanhamento periódico e adequada abordagem de seus pacientes.

Biografia do Autor

Késsia Suênia Fidelis de Mesquita Guimarães

Professora Doutora do Curso de Especialização em Odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Marília Rodrigues Moreira

Professora Doutora de Odontopediatria da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Gabriela Cristina Santin

Professora Doutora de Odontopediatria do Centro Universitário de Ingá, Maringá, PR, Brasil.

Karine Regina Tolesano Loureiro

Doutoranda em Clínica Integrada, Universidade Federal de Unerlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Leonardo Gontijo Matos

Doutor em Odontopediatria, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Publicado
2018-06-12
Como Citar
DE MESQUITA GUIMARÃES, Késsia Suênia Fidelis et al. ESCLARECENDO A ANQUILOSE DENTÁRIA EM DENTES DECÍDUOS. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 55, n. 2, p. 117-128, jun. 2018. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2130>. Acesso em: 20 out. 2018.
Seção
Artigos