A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DE ENSINO DA PARASITOLOGIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Authors

  • Tatiane Neves de Sousa UEMA
  • Henrique Chupil UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2127

Keywords:

Jogos lúdicos. Parasitologia. Educação em saúde. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia.

Abstract

A educação em saúde é uma excelente metodologia para propor uma melhoria na vida das pessoas. Através das ferramentas pedagógicas, como os jogos lúdicos é possível romper com o ensino tradicional e levar um diferencial para o ambiente escolar, em especial para populações mais carentes, além de promover situações de aprendizagem por meio da brincadeira. Esta pesquisa teve por objetivo compreender a contribuição dos jogos lúdicos no ensino da parasitologia, como forma de auxiliar os docentes na inserção de ferramentas educativas no processo de aprendizagem dessa temática em Ciências e Biologia. Para isso, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica por periódicos no Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e livros no período entre 2000 a 2015. As palavras-chaves utilizadas foram: jogos lúdicos, parasitoses, doenças parasitárias, ensino de Ciências, ensino de Biologia. Foi abordado 08 jogos lúdicos sobre a importância dos conteúdos das parasitoses, visto que, crianças e jovens são alvos preferenciais das doenças parasitárias, a inserção dos jogos lúdicos com algumas propostas de fácil execução e manuseio, detalhando suas regras e objetivos para a aquisição do conhecimento. Os jogos quando trabalhados nas aulas de Ciências e Biologia servem de auxilio para os professores como forma de despertar o interesse, o olhar crítico, a curiosidade e a participação dos alunos, devido a sua ludicidade.

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Published

12-03-2019

How to Cite

Neves de Sousa, T., & Chupil, H. (2019). A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DE ENSINO DA PARASITOLOGIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Uningá, 56(1), 47–57. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2127

Issue

Section

Health Sciences