A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DE ENSINO DA PARASITOLOGIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

  • Tatiane Neves de Sousa UEMA
  • Henrique Chupil UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Resumo

A educação em saúde é uma excelente metodologia para propor uma melhoria na vida das pessoas. Através das ferramentas pedagógicas, como os jogos lúdicos é possível romper com o ensino tradicional e levar um diferencial para o ambiente escolar, em especial para populações mais carentes, além de promover situações de aprendizagem por meio da brincadeira. Esta pesquisa teve por objetivo compreender a contribuição dos jogos lúdicos no ensino da parasitologia, como forma de auxiliar os docentes na inserção de ferramentas educativas no processo de aprendizagem dessa temática em Ciências e Biologia. Para isso, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica por periódicos no Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e livros no período entre 2000 a 2015. As palavras-chaves utilizadas foram: jogos lúdicos, parasitoses, doenças parasitárias, ensino de Ciências, ensino de Biologia. Foi abordado 08 jogos lúdicos sobre a importância dos conteúdos das parasitoses, visto que, crianças e jovens são alvos preferenciais das doenças parasitárias, a inserção dos jogos lúdicos com algumas propostas de fácil execução e manuseio, detalhando suas regras e objetivos para a aquisição do conhecimento. Os jogos quando trabalhados nas aulas de Ciências e Biologia servem de auxilio para os professores como forma de despertar o interesse, o olhar crítico, a curiosidade e a participação dos alunos, devido a sua ludicidade.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
NEVES DE SOUSA, Tatiane; CHUPIL, Henrique. A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DE ENSINO DA PARASITOLOGIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. 1, p. 47-57, mar. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2127>. Acesso em: 15 nov. 2019.
Seção
Artigos