AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO A RESPEITO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS EM UMA AMOSTRAGEM DE USUÁRIOS DE MEDICAMENTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU-PARANÁ

  • Franciele Jarczewski
  • Stephanie Ferreira
  • Rafaela Dal Piva CESUFOZ

Resumo

RESUMO
Introdução: O medicamento genérico é considerado um produto confiável e que atende aos padrões de qualidade exigidos, já que deve apresentar todas as condições exigidas, conforme legislação específica, para que seja considerado semelhante ao medicamento de referência, semelhanças essas no que se refere à biodisponibilidade e bioequivalência. Objetivo: avaliar o nível de conhecimento, percepções e aceitabilidade de utilização dos medicamentos genéricos entre usuários de medicamentos leigos. Materiais e Métodos: O estudo compreendeu a aplicação de um questionário em uma amostragem de 100 indivíduos, com idade entre 18 e 80 anos, realizada em uma farmácia do município de São Miguel do Iguaçu – Paraná. Resultados: Observou-se que 99% dos entrevistados fazem o uso do medicamento genérico e que 83% acreditam que o genérico apresenta a mesma qualidade do medicamento de marca. Com relação à identificação desse medicamento, 89% identificam o genérico pelas características da embalagem, sendo 67% pela letra “G” na embalagem, 22% pela tarja amarela e 11% pelo nome do princípio ativo. Os meios de informação desse medicamento, assim como o profissional que mais indica o genérico, com maior prevalência foi o profissional farmacêutico (66% e 43%, respectivamente). Conclusão: O fator que mais influencia a escolha pelo medicamento genérico no momento da compra foi o preço, sendo que, quando o medicamento genérico apresenta o mesmo valor do medicamento de marca, a opção se faz pelo último. Um fato relevante citado pelos entrevistados foi à confiabilidade no profissional farmacêutico em praticar a orientação e passar a informação correta, influenciando na decisão final do consumidor.
Publicado
2019-09-05
Como Citar
JARCZEWSKI, Franciele; FERREIRA, Stephanie; DAL PIVA, Rafaela. AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO A RESPEITO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS EM UMA AMOSTRAGEM DE USUÁRIOS DE MEDICAMENTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU-PARANÁ. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. 3, p. 106-121, set. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2070>. Acesso em: 20 set. 2019.
Seção
Artigos