DISCALCULIA: DEFINIÇÃO, CAUSAS, DIAGNÓSTICOS E TERAPIAS À LUZ DA PEDAGOGIA.

  • Richard Castro Uningá
  • Meire Cristina Novelli Castro

Resumo

A sociedade da informação elevou o valor da matemática. Este é um desafio para as escolas e sociedades, pois as diferenças individuais são grandes, no sentido do número e habilidades básicas de cálculo. Segundo RASANEN (2012) de 5% a 7% das crianças em idade escolar têm grandes dificuldades para acompanhar as demandas curriculares.  Com a intenção de esclarecer esse transtorno de aprendizagem pouco estudado nacionalmente o presente trabalho trata da definição, etiologia, diagnósticos e terapias da Discalculia do Desenvolvimento (DD), discutidos sob a luz da pedagogia. Notou-se a importância do diagnóstico precoce por uma equipe multidisciplinar de neuropsicólogos, fonoaudiólogos e neurologistas especializados no assunto. O encaminhamento do professor e o cuidado dos pais são fundamentais para a ressocialização e inclusão do portador da DD. Foram encontrados 44 artigos nas bases de dados LILACS e MEDLINE publicados nos últimos quatro anos (2009 a 2013), sendo que após a análise de inclusão e exclusão de artigos foram trabalhados 31. Concluiu-se que poucos são os artigos sobre o assuntos e muito menor o número de artigos nacionais, prevalecendo os artigos internacionais, ou seja, pouco se estuda sobre a DD no Brasil.

Publicado
2017-10-19
Como Citar
CASTRO, Richard; CASTRO, Meire Cristina Novelli. DISCALCULIA: DEFINIÇÃO, CAUSAS, DIAGNÓSTICOS E TERAPIAS À LUZ DA PEDAGOGIA.. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 54, n. 1, out. 2017. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/15>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Seção
Artigos