DISCALCULIA: DEFINIÇÃO, CAUSAS, DIAGNÓSTICOS E TERAPIAS À LUZ DA PEDAGOGIA.

Authors

  • Richard Castro Uningá
  • Meire Cristina Novelli Castro

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.54.eUJ15

Keywords:

Discalculia, Transtornos da Aprendizagem, Educação

Abstract

A sociedade da informação elevou o valor da matemática. Este é um desafio para as escolas e sociedades, pois as diferenças individuais são grandes, no sentido do número e habilidades básicas de cálculo. Segundo RASANEN (2012) de 5% a 7% das crianças em idade escolar têm grandes dificuldades para acompanhar as demandas curriculares.  Com a intenção de esclarecer esse transtorno de aprendizagem pouco estudado nacionalmente o presente trabalho trata da definição, etiologia, diagnósticos e terapias da Discalculia do Desenvolvimento (DD), discutidos sob a luz da pedagogia. Notou-se a importância do diagnóstico precoce por uma equipe multidisciplinar de neuropsicólogos, fonoaudiólogos e neurologistas especializados no assunto. O encaminhamento do professor e o cuidado dos pais são fundamentais para a ressocialização e inclusão do portador da DD. Foram encontrados 44 artigos nas bases de dados LILACS e MEDLINE publicados nos últimos quatro anos (2009 a 2013), sendo que após a análise de inclusão e exclusão de artigos foram trabalhados 31. Concluiu-se que poucos são os artigos sobre o assuntos e muito menor o número de artigos nacionais, prevalecendo os artigos internacionais, ou seja, pouco se estuda sobre a DD no Brasil.

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Published

20-12-2017

How to Cite

Castro, R., & Castro, M. C. N. (2017). DISCALCULIA: DEFINIÇÃO, CAUSAS, DIAGNÓSTICOS E TERAPIAS À LUZ DA PEDAGOGIA. Revista Uningá, 54(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.54.eUJ15

Issue

Section

Health Sciences