PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Authors

  • DEIZE DE CÁSSIA ANTONINO
  • GABRIELA LIMA SANTANA
  • MADIONE BALDOCHI
  • LETÍCIA COSTA GONÇALVES
  • LAÍS MILAGRES BARBOSA
  • AFONSO PELLI

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.52.eUJ1400

Abstract

O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento quanto a noções de sustentabilidade e conscientização ambiental; analisar e comparar o nível de conhecimento sobre ecologia básica e avaliar a eficácia da abordagem lúdica para incutir informações sobre meio ambiente e ecologia entre alunos de escolas públicas e privadas. Foram selecionados 234 alunos do 5º ao 8º ano e adotadas aulas teóricas bem como visitas ao Laboratório de Ecologia da UFTM. Antes e após a visita um questionário com perguntas objetivas foi aplicado a 192 alunos escolhidos aleatoriamente, assim como uma avaliação aberta com questões dissertativas sobre as opiniões e atitudes do dia a dia. A correção dos questionários aplicado antes da aula mostrou a falta de embasamento teórico. No segundo questionário, observou-se que houve um aproveitamento razoável, mas ainda há necessidade de incorporar os conhecimentos no cotidiano e realmente assimilar conceitos básicos. O modelo adotado no nosso experimento foi inadequado para a proposta inicial e aparentemente não produziu resultados satisfatórios.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-06-2017

How to Cite

ANTONINO, D. D. C., SANTANA, G. L., BALDOCHI, M., GONÇALVES, L. C., BARBOSA, L. M., & PELLI, A. (2017). PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?. Revista Uningá, 52(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.52.eUJ1400

Issue

Section

Health Sciences

Most read articles by the same author(s)