Diagnóstico da transposição dentária na ótica da clinica ortodôntica: utilização de tomografia computadorizada com feixe cônico

  • PAULA MAIOLINI TEIXEIRA MENDES
  • FABRÍCIO PINELLI VALARELLI
  • KARINA MARIA SALVATORE FREITAS
  • RODRIGO HERMONT CANÇADO
  • LUCIANA LOURENÇO RIBEIRO VITOR
  • THAIS MARCHINI DE OLIVEIRA

Resumo

Clinicamente, a transposição dentária é um tipo raro deanomalia que acomete de 0,3 a 0,4% da população, sendo mais prevalenteno sexo feminino, e na maxila, com o canino superior sendo o dente maisenvolvido e sua forma predominante é a unilateral. O objetivo desteartigo é apresentar e discutir um caso clínico no qual um paciente do sexofeminino apresentava uma transposição dentária entre o canino e oincisivo lateral superior esquerdo. O diagnóstico foi realizado por meiode tomografia computadorizada de feixe cônico (cone beam) visandouma maior precisão de imagem, constituindo um diferencial desse caso.O tratamento consistiu na instalação de aparelho ortodôntico fixo comslot 0022” com prescrição Roth que por meio de elásticos visou tracionaro canino para o sentido distal e o incisivo lateral para mesial. Para melhorvisualização e acompanhamento do tratamento, tomografias ereconstruções computadorizadas foram realizadas após 6 (seis) e 12(doze) meses de tratamento.
Publicado
2017-12-27
Como Citar
MENDES, PAULA MAIOLINI TEIXEIRA et al. Diagnóstico da transposição dentária na ótica da clinica ortodôntica: utilização de tomografia computadorizada com feixe cônico. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 36, n. 1, dez. 2017. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/1100>. Acesso em: 18 ago. 2019.
Seção
Artigos